SÍNDROME OLHO - COMPUTADOR

Síndrome olho-computador

     Define-se como Síndrome Olho-Computador (SOCO) os problemas com os olhos e com a visão relacionados ao trabalho de perto que são experimentados durante ou após o uso de computadores.
     A SOCO é caracterizada por queixas visuais resultantes da interação usuário de computador com o monitor, e dos fatores externos a essa relação (o ambiente de trabalho).
     A maioria das pesquisas de saúde relacionadas a usuários de computador relatam reclamações sobre a visão. Estudos indicam que entre 50% a 90% dos usuários de computador apresentam queixas relacionadas à visão e apenas 20% possuem queixas músculo-esqueléticas tais como lesões por esforços repetitivos (LER).
     Não existe nenhuma prova científica que relacione o uso de computadores à lesão ocular permanente. Entretanto, um desconforto ocular é freqüentemente referido pelos usuários, ocorrendo a partir do "stress" do olho ocasionado pela utilização incorreta e excessiva do computador e por alterações oculares prévias não tratadas.
     As queixas oculares mais comuns são:


Queixas inespecíficas de desconforto ocular (astenopia)

Cansaço

Dores de cabeça

Visão borrada para perto e longe

"Olho seco"

Olho irritado e vermelho

Diplopia (visão dupla)

     Problemas como dores no pescoço ou nas costas estão relacionado à postura incorreta (sentar torto, posicionar o monitor acima do olhar ao horizonte, sentar com as pernas cruzadas ou apoiado em apenas uma delas, cadeira reclinada para trás, etc.).
     O diagnóstico apropriado, o tratamento dos problemas visuais preexistentes e o controle ou eliminação dos fatores ambientais podem eficazmente reduzir as queixas associadas à SOCO.
------------------------------------------------------------------------------
     O que fazer com o computador para melhorar o conforto ocular?
     A figura mostra a posição ideal e correta do usuário em relação à mesa de trabalho, cadeira e computador.






     Mas o que há de errado com quem usa o computador que provoca um desconforto ocular?
     Vamos primeiramente considerar uma pessoa normal que não apresente alteração ocular prévia:


O usuário deve ter uma cadeira confortável e sem defeitos. Os pés devem tocar o chão completamente ou algum apoio, não podendo ficar livres no ar. A coluna deve formar um ângulo de 90º com as coxas, e a mesma tem que estar bem apoiada no encosto. Reclinar a cadeira só na hora de descansar.

O monitor deve estar localizado de 10º a 20º abaixo do nível dos olhos e a uma distância de 50cm a 65cm.

Papéis a serem utilizados juntos com o computador devem ser dispostos ao lado do monitor.

O monitor reflete imagens "fantasmas" facilmente observadas quando desliga-se o mesmo e observa-se na tela imagens de janelas e outras fontes de luz. Para evitar esses reflexos quando o monitor está ligado, é necessário posicioná-lo contra fonte de luz (lâmpadas e janelas). Existem anteparos que são colocados em frente aos monitores, reduzindo significativamente esses reflexos (telas anti-reflexo).

Luzes muito fortes no campo periférico da visão podem causar um brilho desconfortável. Janelas, luzes fluorescente de teto e lâmpadas de mesa, freqüentemente contribuem para o problema. Um nível de iluminação aceitável requer o meio-termo entre a quantidade de luz necessária para se obter visibilidade da tela do computador e a necessária para a execução de outras tarefas do escritório.

Pessoas com mais idade precisam de mais luz do que as jovens para executar confortavelmente as mesmas tarefas. Sabe-se que acima dos 50 anos a necessidade de luz é o dobro da normal.

O monitor produz estática que ajuda no depósito de pó na tela e piora a imagem. Deve-se limpá-lo freqüentemente com um lenço de papel e soluções anti-estática.

Quanto mais se aumenta a resolução do monitor, menores ficam as letras, exigindo uma maior concentração para a leitura. O tamanho das letras deve ser ajustado de forma a propiciar uma leitura fácil e rápida.

Evitar cores em excesso quando configurar o computador, e imagens de fundo no desktop, pois dificultam muito a leitura.

A cor dos caracteres também afeta a sua visibilidade. Exposições monocromáticas (uma única cor) proporcionam imagens mais legíveis.

O repouso ou tarefas alternativas durante o dia é uma medida simples e preventiva para a redução do "stress" visual, pois muitas tarefas no computador são repetitivas e podem tornar-se estressantes, tanto mental como fisicamente após um período longo de trabalho contínuo.

Ao se realizar qualquer atividade onde é exigida uma maior concentração que a normal, pisca-se menos, ocorrendo uma lubrificação inadequada do olho, ou seja, o olho torna-se "seco". Ocorre também uma maior abertura ou fechamento da fenda palpebral (distância entre as pálpebras superior e inferior), ocasionando uma contratura em excesso dos músculos que abrem e fecham as pálpebras e dos músculos da face, o que pode desencadear dores de cabeça.
Fonte: http://www.centrooticofoz.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASAL DE VELHINHOS