ARTES MARCIAIS - Ensinamentos para uma vida !
Sempre fui uma grande fã das Artes Marciais não só pelo que proporciona ao praticante com relação ao condicionamento físico, como também por toda sua base filosófica. Toda arte marcial procura essencialmente a união entre corpo mente e espírito, numa constante busca pela perfeição do ser humano. Isso casa com toda a minha maneira de pensar e encarar a vida, e só isso que penso em trazer para meu dia a dia: paz , harmonia, saúde e equilíbrio.
Tive a oportunidade de experimentar há pouco tempo atrás um pouquinho de todas elas praticando por dois anos, defesa pessoal com o professor e amigo José Roberto Peçanha e posso afirmar que foi uma das melhores atividades físicas que fiz em todos os aspectos e recomendo.
Meu filho mesmo, desde pequeno, procurei colocá-lo nesse universo através da prática do Judô e so tenho a agradecer os ensinamentos passados a ele pelo também amigo e professor até hoje Carlos Losso.
Hoje acabei me deparando com esse trecho muito legal que compartilho com vocês que traduz de uma maneira muito bonita princípios básicos que deveriam estar embutidos na formação de qualquer ser humano independente da prática ou não das artes marciais e que vêm sendo tão esquecidos nos dias atuais:
Vale a pena ler !
Honra (Meiyo)
É a qualidade essencial. Ninguém pode pretender ser Budoka (guerreiro no sentido nobre da expressão) se não tiver uma postura honorífica. É da honra que partem todas as outras qualidades. É ter um código moral e um ideal, de maneira a ter sempre um comportamento digno e respeitável.
Fidelidade (Chijitsu)
Não pode existir honra sem fidelidade e lealdade em relação a certos ideais e para quem os partilha. Ela simboliza a necessidade de cumprir as promessas.
Sinceridade (Seuitsu)
A fidelidade necessita de sinceridade nas palavras e nos actos. A mentira arrasta a desconfiança que é a origem de todas as separações. Nas Artes Marciais, a saudação é a expressão dessa sinceridade, é o sinal daquele que não esconde os seus sentimentos, pensamentos, daquele que sabe ser autêntico.
Coragem (Yuuki ou Yuukan)
A força da alma que permite enfrentar o sofrimento chama-se coragem. É essa coragem que nos leva a fazer respeitar o que aos nossos olhos nos parece justo, e que apesar de medo e receios nos permite enfrentar os obstáculos.
Bondade (Shintetsu)
A bondade é um sinal de coragem e que mostra um grande sentido de humanidade. Ela leva-nos a ser atentos para com o próximo e ao que nos rodeia, a ser respeitoso para com a vida.
Humildade (Ken)
Saber ser humilde, isento de orgulho e vaidade, sem fingir, são garantias de modéstia.
Verticalidade (Tadashi ou Sei)
Seguir a linha do dever e nunca mais se desviar. Lealdade, honestidade e sinceridade são os pilares dessa verticalidade.
Respeito (Soncho)
A verticalidade dá origem ao respeito para com o próximo. A gentileza é a expressão desse respeito para com o próximo quaisquer que sejam as suas qualidades, fraquezas ou posição social. Saber tratar as pessoas e as coisas com decência e respeitar o sagrado é o primeiro dever de um Budoka.
Controle (Seigyo)
Qualidade essencial para todo o cinto negro. Representa a possibilidade de dominar os nossos sentimentos, impulsos e controlar o nosso instinto. É um dos principais objetivos da prática das Artes Marciais porque condiciona toda a nossa eficácia.
Espero que tenham gostado ... até a próxima !
Fonte : karatearj.blogspot.com/